Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Cães preferem receber comida do que brinquedos, diz estudo

Cães preferem receber comida do que brinquedos, diz estudo

Conforme relatado por um novo estudo publicado na revista Animals, nove a cada 10 cachorros preferem receber comida no lugar de brinquedos. Para medir essa resposta, a pesquisa permitiu que os animais de estimação escolhessem seu lanche e brinquedo preferidos e depois os colocou frente a frente em um experimento que simulava a experiência de treinamento de um cão.

Os pesquisadores então recrutaram 10 cães de estimação perto da Universidade da Flórida, onde a pesquisa foi conduzida. Cada cão recebeu seis alimentos e seis brinquedos para determinar quais eram os seus favoritos. Em geral, os cientistas que participaram do estudo ficaram surpresos com o resultado.

Preferência por recompensa comestível

(Fonte: Getty Images)

Em comunicado oficial, a professora do departamento de psicologia da Universidade da Flórida, Nicole Dorey, disse que o estudo é inovador no segmento. “Fiquei surpreso, mas ninguém havia analisado como os cães funcionam em termos de brinquedos e de comida”, destacou.

Como dito anteriormente, cada cão participante do experimento teve a oportunidade de escolher quais seriam seus brinquedos (bolas, brinquedos com sino, ossos de plástico ou bichos de pelúcia) e comidas (biscoitos, queijo, vegetais ou carnes) preferidos. Após determinar os vencedores, eles teriam que realizar algumas atividades para conquistar o prêmio.

Conforme a escala de esforço para obter a recompensa foi aumentando, os pesquisadores puderam notar algumas informações interessantes. Em geral, a maioria dos cães desistiu mais cedo das atividades quando recebeu uma recompensa de brinquedo do que quando recebeu sua guloseima favorita.

Comportamento canino

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um dos grandes motivos que fizeram os pesquisadores da Universidade da Flórida desbravar esse tipo de comportamento dos cães é porque estudos anteriores já haviam demonstrado que os cachorros podem preferir a atenção humana à comida. Logo, seria interessante ver se os alimentos também ficariam atrás dos brinquedos na escala de prioridades.

“Acho que o próximo estudo deveria analisar todos os três – atenção, comida e brinquedos – e o que os cães realmente mais gostam quando treinam”, afirmou Dorey em comunicado oficial. Na visão de muitos treinadores de cães, o uso de brinquedos em vez de comida durante os treinamentos de animais de estimação tende a ser melhor para evitar que o pet consuma calorias excessivas, sem contar que torna a experiência do treinamento mais divertida.

Portanto, a melhor maneira de adestrar o seu cão sem que ele se torne propenso a obesidade é evitar que brinquedos estejam competindo com comidas durante essa etapa. Para Dorey, qualquer pessoa pode treinar seu próprio cão com um brinquedo favorito se esse exercício começar bem cedo na vida do animal.

Normalmente, essa é uma técnica bastante utilizada no treinamento dos cães de busca e resgate, os quais tendem a receber brinquedos como reforço positivo desde os seus primeiros passos na vida. É óbvio que treinar seu animal de estimação com a ajuda de alimentos não é um ato criminoso e também pode gerar resultados muito expressivos. Porém, se você não quer ver o seu cão muito gordinho, é melhor evitar!

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes