Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Brasileira assume Secretariado da International Seabed Authority (ISA), responsável pelo mar profundo

Brasileira assume Secretariado da International Seabed Authority (ISA), responsável pelo mar profundo

A brasileira Letícia Carvalho foi eleita nesta sexta-feira (02) para assumir o Secretariado Geral da Autoridade Internacional para os Fundos Marinhos (em inglês, International Seabed Authority – ISA). Concorria com ela o atual secretário, o britânico Michael Lodge, que já está no cargo há oito anos. A oceanógrafa recebeu 79 votos, contra 35 recebidos por Michael. É a primeira vez que a ISA será chefiada por uma latino-americana. 

O Itamaraty atribuiu à candidatura e vitória a uma coordenação interministerial feita pelo órgão com os Ministérios do , Casa Civil, Minas e Energia e Marinha do

“Letícia Carvalho será a primeira mulher, cientista e latino-americana a ocupar o cargo. A oceanógrafa brasileira construiu sólida carreira profissional, acumulando 26 anos de experiência em cargos executivos na administração pública brasileira e em organismos multilaterais. Atualmente, é Coordenadora Principal do Ramo Marinho e de Água Doce do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em Nairóbi”, disse o Itamaraty, em nota.

Estabelecida pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 e seu acordo de implementação de 1994, a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos tem sede em Kingston, na Jamaica, e cuida da gestão dos recursos dos fundos marinhos além das jurisdições nacionais, considerados patrimônio comum da humanidade. 

“Na minha concepção particular, a eleição dela representa novos tempos para a conservação do oceano profundo. Sai um secretário geral corrompido por um lobby a favor da mineração e entra uma cientista brasileira comprometida, primeiro de tudo, com a , e com representar a vontade dos países membros, dos quais uma imensa maioria quer uma moratória na mineração dos fundos marinhos. É um dos raros dias de festa para a conservação marinha no Brasil”, comemora José Truda Palazzo Jr., coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte.

Letícia Carvalho foi eleita para o mandato de 2025-2028. 

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor