O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou nesta terça-feira 20 ao Brasil, que está mergulhado em uma crise diplomática com Israel depois de declarações do presidente Lula (PT) sobre os ataques à Faixa de Gaza. A reação israelense às afirmações do petista gerou indignação no Itamaraty.
Blinken chegou a Brasília no fim desta terça para o início de uma viagem que também o levará à Argentina. Na capital federal, ele se reunirá na quarta-feira 21 com Lula – o Brasil ostenta a presidência do G20.
No domingo 18, durante uma viagem à Etiópia, Lula comparou indiretamente a ofensiva israelense em Gaza ao Holocausto. Nesta terça, os Estados Unidos anunciaram discordar das declarações.
“Temos sido muito claros em que não acreditamos que o que tem ocorrido em Gaza seja genocídio”, disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
No Brasil, Blinken também participará de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, entre quarta e quinta, no Rio de Janeiro. O russo Sergei Lavrov deve marcar presença na agenda.
Oficialmente, nenhuma reunião entre os dois está prevista, especialmente devido ao tumulto causado pela morte do opositor russo Alexei Navalny. Países ocidentais, com os Estados Unidos à frente, responsabilizam a Rússia.
Esta é a primeira visita de Blinken como secretário de Estado ao Brasil. As relações entre os países melhoraram desde o retorno de Lula ao poder, em 2023.
(Com informações da AFP)
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor