Foto: Laena Portela/Arquivo Pessoal
Enquanto em muitas regiões do Brasil o chá revelação comumente gira em torno das cores azul ou rosa, com ursos e balões decorando o cenário, no Amazonas o clima é outro, especialmente no mês de junho, quando o Festival Folclórico de Parintins movimenta corações e rivalidades apaixonadas.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Foi nesse espírito “bovino” que os pais do pequeno Emilio decidiram fazer algo diferente: em vez de revelar o sexo do bebê, revelariam qual boi ele escolheria: Caprichoso ou Garantido.
No vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver amigos e familiares reunidos, atentos ao momento da escolha. A expectativa toma conta de todos, com muitos risos, gritos e aplausos. Logo em seguida, é revelado: Emilio é Caprichoso!
Leia também: Conheça 6 animais amazônicos nas cores dos bois do Festival Folclórico de Parintins
O gesto simbólico foi suficiente para emocionar a todos e transformar a festa em um verdadeiro tributo à tradição popular amazonense. Assista ao vídeo:
A mãe de Emilio, Laena Portela, contou ao Portal Amazônia a motivação por trás da ideia inusitada: “Minha família é muito dividida entre Garantido e Caprichoso. Porém tem mais gente que é Caprichoso. Já chegaram até a dar camisa e enfeites pra ele. Mas eu, como torcedora do Garantido, achei mais justo deixar ele escolher. E o tema da festa não podia ser outro: Festival de Parintins”.
Segundo Laena, a intenção foi permitir que o filho, mesmo tão pequeno, tivesse esse momento simbólico de autonomia.
“Quis que ele dissesse: “Eu prefiro esse boi”, e não que alguém impusesse uma escolha. Foi divertido e todo mundo gostou. Quando o vídeo começou a viralizar, ficamos muito surpresos. Foi uma ideia natural, não imaginávamos que tomaria essa proporção”, afirmou.
A gravação foi postada por uma amiga da família, Jéssica, que também é uma torcedora do bumbá Garantido. Para Laena, o sucesso do vídeo mostra como a cultura local tem força e carisma.
“A rivalidade existe, claro, mas o respeito e a celebração da cultura vêm em primeiro lugar. Foi emocionante ver como as pessoas se identificaram com o momento”, disse.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor