Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
118460731 gettyimages 1201440705 768x432.jpg

As bactérias deram origem à vida?

As bactérias deram origem à vida?
Autor(a): Xapuri
Por Revista Xapuri

As bactérias deram origem à vida?

Questionar a origem da vida sempre foi intrínseco ao ser humano. Nesse contexto, diversas explicações foram sugeridas, desde pontos religiosos até pontos científicos…

Por Fabiano de Abreu Rodrigues/via Mega Curioso

Uma das teorias mais conhecidas afirma que organismos vivos vieram em simbiose para criar células eucarióticas. Bactérias e arqueas se associaram, evoluindo em ambientes onde só se pensava ser possível a existência de eucariotos.

Enquanto a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos, a 1ª evidência fóssil de bactérias datam de 3,5 bilhões de anos, e a 1ª elevação significativa de oxigênio só aconteceu há 2 bilhões de anos.

Desse modo, a comunidade científica já provou que os primeiros seres vivos do planeta foram as bactérias e as arqueas — organismos procariontes, sem núcleo, que têm possibilidade de sobreviver em ambientes extremos.

Outro ponto é que organismos mais complexos, como o próprio ser humano, teriam nascido de células com núcleos que esbanjam energia, os eucariontes. As células deles podem aumentar ou diminuir o número de mitocôndrias de acordo com a demanda de energia sem precisar aumentar o tamanho das células, como os procariontes precisam.

Estudiosos de institutos de pesquisa de diversos países conduziram um experimento envolvendo bactérias de “vida livre”, ou seja, que vivem sozinhas na natureza. Desse modo, pensou-se também que a “ecologia” pode ser o elo perdido responsável pela centelha da vida.

Nesse estudo, a bactéria analisada se reproduz por meio de um processo chamado fissão binária, porém, quando a equipe forçou um “andaime ecológico” em grandes grupos de bactérias, foi encontrado um comportamento evolutivo parecido em grupos de espécies multicelulares.

Resumidamente, em diversas teorias, a conclusão é de que a origem das células eucarióticas é consequência de uma colaboração entre bactérias e arqueas. Cientistas também acreditam que grandes transições da evolução envolveram a fusão de mais ou dois seres vivos completamente diferentes, o que chamamos de endossimbiose, isso explicaria a origem das células eucarióticas e suas mitocôndrias. Porém, é válido afirmar que uma resposta definitiva ainda não existe.

***

Fabiano de Abreu Rodrigues, colunista do Mega Curioso, é doutor e mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; PhD em neurociência pela Logos University International/City University. É também mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; pós-graduado em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal e em Neurociência, Neurociência Aplicada à Aprendizagem, Neurociência em Comportamento, Neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil. Conta com especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The Electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, Neuroscience em Harvard (EUA). É bacharel em Neurociência e Psicologia pela Emil Brunner World University (EBWU) e licenciado em Biologia e História pela Faveni do Brasil; tecnólogo em Antropologia pela UniLogos (EUA); com especializações em Inteligência Artificial na IBM e Programação em Python na Universidade de São Paulo (USP); e MBA em Psicologia Positiva na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: