Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
artista cria obras que eternizam cultura do Amapá

artista cria obras que eternizam cultura do Amapá

Artista J. Márcio é o responsável por várias esculturas espalhadas em Macapá. Foto: J.Márcio/Acervo pessoal

O artista visual J.Márcio é quem dá a vida a diversos monumentos culturais espalhados por Macapá (AP), com destaque ao protagonismo amapaense. Foi nas obras públicas que o artista ganhou um grande reconhecimento artístico.

O escultor conta que o um de seus principais desafios foi o projeto da praça Povos do Meio do Mundo, um monumento que se tornou um dos maiores da região Norte e foi visualizado em todo o Brasil.

“Foram 6 meses trabalhando arduamente, dia após dia, não tivemos momento de descanso. Lá foi um desafio muito grande para nós artistas locais, eu como assinei a obra estava lá diretamente fazendo também o trabalho”, disse o artista.

Praça Povos do Meio do Mundo, em Macapá. Foto: Mônica Peixoto/Rede Amazônica AP

Outra obra que é destaque do autor, está localizada na Praça Jacy Barata Jucá na Orla de Macapá: ‘Lavadeiras do Igarapé’, que representa as figuras ribeirinhas femininas.

“Tenho um carinho muito grande por aquela obra, porque ela interage diretamente com as pessoas, se abraçam, passeiam entre as lavadeiras, então para mim é muito gratificante saber que nossos espaços, os monumentos que a gente tá fazendo na cidade servem de contemplação”, contou o artista.

Leia também: Estátuas eternizam figuras históricas da educação e do marabaixo em Macapá

Obra na Praça Jacy Barata Jucá. Foto: Divulgação/PMM

A mais recente obra é o ‘Açaízal’, localizado na Rampa do Açaí, na Orla de Macapá. A arte é repleta de elementos simbólicos que representam a cadeia produtiva do açaí, envolvendo quatro personagens envolvidos na produção.

“A cuia que a gente vê de fato, é uma semente de um caroço de açaí que germina e essa germinação é a cadeia produtiva do açaí, com o peconheiro que vai lá nas suas dificuldades, seja ela inverno ou verão ele tá lá subindo, traz ao povo da sua cidade, da sua casa, e de lá é transportada através dos barcos aqui da amazônia por esse rio majestoso”, disse.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O trabalho busca valorizar os regionais que trabalham com o açaí, desde o momento da colheita até o momento em que chega à mesa como refeição.

“É toda uma viagem, é todo um trabalho complexo, que sai de um caroço que germina e vai chegar aqui na rampa do açaí, onde vai ser distribuído pros nossos empreendedores e aqui a economia vai girar e vai chegar na nossa mesa aquele pratinho de açaí”, concluiu.

Obra ‘Açaízal’, na rampa do açaí. Foto: Emanuelle Gomes/PMM

O artista que é responsável por inúmeras outras obras no estado, destacou ainda que as obras devem ser apreciadas e preservadas, pois passam a ser parte da história.

“Nós temos a maior reserva da Amazônia aqui. Então nosso pedaço da Amazônia que é o Amapá tem que ser preservado e a gente tem que saber tirar proveito. A gente tem procurado levar essa didática nos nossos monumentos e isso tem dado certo, e eu espero que a sociedade também nos contribua preservando o ambiente e os espaços públicos”, finalizou J.Márcio.

Desde os 15 anos, o artista se dedica à arte, com obras que refletem a identidade e a cultura do Amapá. Com uma carreira que abrange mais de uma década, ele se destacou como artista plástico.

J.Márcio é a mente por trás de inúmera obras em Macapá. Foto: Mônica Peixoto/Rede Amazônica AP

Tudo começou quando artistas da música o procuravam para divulgar seus eventos e shows com artes. Nessa época, ele também ia para a orla da cidade, para pintar barcos, onde aprimorou sua habilidade e paixão pela arte.

Atualmente J.Márcio é professor no Centro de Educação de Artes Visuais Cândido Portinari, onde leciona escultura, grafitagem, desenho e pintura desde o ano de 2009.

*Por Isadora Pereira e Mayra Carvalho, da Rede Amazônica AP

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes