Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ambiental no topo: Festival Fica chega à 25ª edição

Ambiental no topo: Festival Fica chega à 25ª edição

Celebrando 25 anos de existência, o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) divulgou, no dia 31 de maio, a programação completa do evento, que inclui desde mostras competitivas e oficinas, até encontro de escolas e feiras de artesanato. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de Goiás e a Universidade Federal do estado (UFG), o evento será realizado entre os dias 11 e 16 de junho na cidade de Goiás. 

A edição deste ano terá a Mostra Competitiva de Cinema Indigena e Povos Tradicionais, que tem como objetivo fortalecer a produção audiovisual feita por pessoas que fazem parte das comunidades e territórios indígenas. Além disso, o Fica 2024 realizará o 1º Fórum Infantil sobre mudanças climáticas, uma atividade exclusiva para crianças de escolas municipais e privadas, na qual os alunos desenvolverão propostas de soluções ambientais e entregarão às autoridades durante o festival. 

Edição de recordes

O Fica 2024 será a edição com o maior número de filmes internacionais inscritos do cenário global, com 1.078 produções de 76 países de cinco continentes. No , 26 dos 27 estados participaram da seletiva. Além disso, esta edição do festival  foi a que teve o maior número de mulheres diretoras, com quase metade das produções sendo dirigidas por mulheres. 

“A maior de todas as transformações do Fica é a quantidade de participações, não somente de goianos, mas de instituições e organizações internacionais. Então o público esse ano está muito diverso, demonstrando ainda mais a credibilidade do festival, além da quantidade de filmes que nós recebemos, que, inclusive, deu a oportunidade de abrir uma segunda sala de cinema, com a participação de indígenas com a mostra própria também, e isso mostra que o Fica, a cada ano, está tomando maiores proporções e maior credibilidade”, afirma Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado.

O festival também tem apoio do programa Goiás Social, das secretarias de Estado da Retomada, de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura da cidade de Goiás, Grupo Kelldrin e Saga BYD. São parceiros também: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as embaixadas da Bélgica e Canadá,a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Confira a programação completa do evento pelo link.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor