Na premiação nacional, a agência concorre na categoria Veículo. A votação vai até 9 de setembro. Na imagem, a editora-executiva Kátia Brasil, também indicada com a repórter Hellen Lirtêz na Categoria Jornalistas (Foto Alberto César Araújo/Amazônia Real/2021)
Manaus (AM) – A agência Amazônia Real e duas profissionais da equipe são finalistas do segundo turno do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024, organizada pelo site Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos.
A Amazônia Real concorre na categoria Veículo Liderado por Jornalistas Negras. Kátia Brasil, editora executiva da agência, e Hellen Lirtêz, colaboradora do site no Acre, são finalistas na categoria Jornalistas.
Ao todo, foram para o segundo turno 121 jornalistas, 14 veículos, 27 mídias lideradas por jornalistas negros e 11 profissionais de imagem. A votação, que começou quinta-feira (5) e termina dia na próxima segunda-feira (9), apontará os favoritos dentre os finalistas. Vote aqui.
No total, 441 jornalistas foram indicados para o prêmio em todo o Brasil. Dos 121 jornalistas finalistas, 81 são da região Sudeste, 16 do Centro-Oeste, 12 do Nordeste e apenas 6 representantes de cada uma das regiões do Norte e Sul.
Na categoria Veículo Geral, houve 48 indicações e 14 finalistas. E entre os Veículos liderados por jornalistas negros, 81 indicações e 27 veículos classificados para a segunda etapa de votação do prêmio.
“O Prêmio surgiu com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais de comunicação muitas vezes invisibilizados nos seus locais de trabalho e que, muitas vezes, sequer encontram espaço nas grandes redações”, disse Rosenildo Ferreira – Publisher e editor-chefe do site 1 Papo Reto. “O prêmio surge como uma oportunidade de celebrar o talento de profissionais que atuam na mídia independente ocupando lacunas deixadas pela chamada grande mídia e apostando em projetos baseados na defesa de causas”.
Fundada em 2013, a agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é reconhecida como uma mídia que tem como missão dar visibilidade às populações tradicionais da região amazônica. Ela também atua na inclusão da diversidade étnica, racial e de gênero, combate às violações de direitos humanos e o racismo na produção de reportagens, notícias, oficinas, debates, exposições e parcerias com outros veículos da imprensa nacional.
Kátia Brasil, co-fundadora da agência, e Hellen Lirtêz, colaboradora, concorrem à premiação ao lado de profissionais de importantes veículos de comunicação como: Karine Alves (TV Globo), Kelly Santos (TV Cultura) e Gloria Maria (Agência Mural). “Esse prêmio, ele tem uma força tão grande de identidade e pertencimento, que só concorrer com tanta gente bacana, que faz um trabalho muito qualificado e profissional, já é uma satisfação muito grande. Ser finalista é uma felicidade, mas vamos votar, gente!!”, convocou Kátia Brasil.
Para Hellen, que concorreu ao prêmio em 2023, é essencial que o trabalho de jornalistas negras da região Norte seja reconhecido. “É o meu segundo ano concorrendo e fico muito feliz com a indicação, entretanto, gostaria que mais jornalistas negros do norte fossem vistos, especialmente as mulheres. Trabalhar com jornalismo na Amazônia não é fácil e tenho aprendido muito desde que comecei a atuar na área”, disse.
Em 2023, a jornalista Zileide Silva, repórter especial do Jornal Nacional e do Jornalismo da TV Globo, recebeu o título de campeã do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.
A eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024começou no dia 15 de agosto. O objetivo da premiação é homenagear profissionais e veículos de todo o País eleitos pelos próprios jornalistas e por colegas de áreas como comunicação, marketing, publicidade, academia, entre outras.
Segundo o site Jornalistas&Cia, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras), além de promover homenagens especiais aos profissionais Decanos e à Revelação e Personalidade do Ano.
Este ano serão homenageados os jornalistas Valdice Gomes e Dennis de Oliveira com o Troféu Luiz Gama. “Ambos são reconhecidos nacionalmente pela trajetória de luta e pelas múltiplas realizações tanto no plano racial quanto na defesa da ética, do bom jornalismo e do respeito profissional”, diz o site.
Valdice formou-se em Jornalismo pelo Centro Universitário Cesmac, de Maceió. É secretária de Gênero, Raça e Etnia da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), representante da entidade na Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) e coordenadora-geral do Projeto Vamos Subir a Serra (AL). Dennis, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação, é professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) nos cursos de graduação em Jornalismo e nos Programas de Pós Graduação em Integração da América Latina (Prolam) e Mudança Social e Participação Política (Promuspp). Leia mais aqui.
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024 promoverá também homenagens especiais, entre elas, ao craque Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano.
O resultado da premiação será divulgado em uma festa a ser realizada na noite de 11 novembro, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, uma das entidades aliadas ao projeto, que também conta com patrocínio da Unilever e apoio da Latam Airlines.
Como votar
A votação é aberta aos jornalistas, profissionais de Comunicação e pessoas relacionadas com a área. Para participar basta preencher um rápido cadastro com nome e e-mail.
Você pode escolher até 5 opções dentre os finalistas de cada uma das seguintes categorias:
–Jornalista (concorrem Kátia Brasil e Hellen Lirtêz )
-Profissional de Imagem/Vídeo
-Veículo Geral
–Veículo Liderado por Jornalistas Negros (concorre a Amazônia Real)
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor