Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
gaia quem e origem mito e curiosidades sobre a deusa da terra 768x480.jpg

Amazônia, força feminina

Amazônia, força feminina
Autor(a): Xapuri
Por Revista Xapuri

Amazônia é feminina. Reza a lenda que Amazônia vem da palavra “amazona” com alusão a histórias sobre a tribo de índias guerreiras que habitavam a floresta. A semelhança estava entre seus costumes com os das guerreiras mitológicas descritas pelos gregos antigos…

Por Fe Cortez

A Floresta! Substantivo feminino. Que força! Estar ali foi o que me fez entender na pele sobre o significado de abundância, da importância de vibrar nessa energia. Tô falando de física quântica, da teia da vida, de relações não visíveis, mas extremamente poderosas, que podemos dizer ainda espirituais. O sagrado feminino. A força ancestral das águas! A minha paixão pela natureza é, definitivamente, uma ligação espiritual e ancestral.

A floresta cura. Ela oferece uma medicina tão complexa que ainda não fomos capazes de decodificar nem uma ínfima parte. Medicina sob a forma de remédios e plantas, sob a forma de energia que cura e sob a forma de rituais e uso de plantas de poder por parte de seus povos originários, os indígenas.

Eu presto muitas reverências aos povos indígenas, eles são de uma sabedoria que a gente tá bem longe de compreender. Recorro a eles e sua medicina quando preciso encontrar meu eixo, quando me sinto desequilibrada, em meio a muito movimento e quando quero me curar das enfermidades da vida. É medicina pro corpo, pra mente e pra alma.

A floresta voa! Além dos seus rios de água escura e aveludada, a região amazônica forma poderosos rios voadores. Eles são massas de vapor de água, responsáveis pela maior parte das chuvas do planeta, que são carregadas mundo afora através das correntes de ar. Sem eles, não temos água, sem água não temos vida.

A floresta nutre. Ela é plena. Tudo que ela produz pode ser reaproveitado por ela mesma. Ela não cria nada que não possa fazer parte do seu ciclo natural e dinâmico. Quem faz isso é o homem. Ela, no seu tempo e com sua sabedoria, encaminha tudo pro seu lugar, sua morada, sua função.

Os produtores locais também conseguem acessar a quantidade necessária dos insumos que precisam pra gerar receita e, em contrapartida, preservar a floresta. É sistêmico e sustentável. Eu não como carne vermelha desde a última vez que visitei a Amazônia. Eu vi o desmatamento que o agronegócio produz. É assustador e inadmissível e não faz sentido derrubar a floresta que é vida para comer bicho morto.

A floresta é mágica. Simples e complexa. Completa e autossuficiente. E esse contato com ela é o que nos fortalece. Somos natureza. Meu ritual é reverenciá-la sempre, pedir para que ela me ajude e me dê energia, além de agradecer por todas as bênçãos que ela generosamente nos oferece. E isso funciona. Pode botar fé que funciona! Em troca, ela só pede pra que a gente cuide dela de volta e dê amor. Puro amor.

A floresta resiste. Estive lá pela primeira vez em 2015, há quatro anos, numa vivência profunda e transformadora através do @reconexaoamazonia. Me senti tão pequena e tão parte do todo, uma sensação que só quem penetrou suas matas e sentiu sua potência, reverenciou árvores com mais de cinco séculos de existência pode entender. Porque isso não se entende pelo racional, mas por outros sentidos que nós, humanos, às vezes esquecemos que temos. Meu sonho é de que todos tenham a chance de viver uma experiência como essa.

Em 2017, 1 milhão e meio de brasileiros se uniram pra garantir que a floresta ficasse de pé e eu pude ver de perto o potencial que temos ali de gerar riqueza, abundância e prosperidade com ela firme, de pé! Estamos em 2019. No dia 20 de agosto, eu acordei sentindo muitas cólicas, o que não é NADA comum pra mim. Sangrei. Esse foi o dia em que a Amazônia também sangrou. O meu ventre e o ventre da floresta, conectados sim, todos fazemos parte da teia da vida. Você ainda tem alguma dúvida?

Eu, mulher, natureza. Gaia. Mãe terra. Pachamama. Casa. O futuro é feminino! Já!

Fonte: Menos1Lixo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: