Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Algodão ganha destaque como alternativa sustentável em Roraima

Algodão ganha destaque como alternativa sustentável em Roraima

Foto: Divulgação/Ascom Seadi RR

O plantio de algodão, realizado no início do Vitrine Tecnológica no Parque de Exposições, destaca o produto como alternativa sustentável em Roraima. O estado possui características ideais para o cultivo do algodão, como temperaturas constantes ao longo do ano e alta luminosidade, fatores que aceleram o ciclo de produção. O plantio do produto permite que a colheita aconteça entre cinco e sete meses depois, coincidentemente na entressafra nacional, ampliando as oportunidades de mercado.

Na mostra de algodão, um trabalho conjunto entre a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destaca uma pesquisa promissora para o estado, com objetivo de incentivar os produtores locais a investir na cultura.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Wellington do Ó, o é líder mundial no cultivo e exportação de algodão, com destaque para os estados do Mato Grosso e Bahia. Em Roraima, a inclusão dessa cultura é estratégica, tanto pela rotação com a soja quanto pelo impacto socioeconômico.

Além do algodão transgênico, um projeto voltado para comunidades indígenas será implementado com o cultivo de algodão colorido, ressaltou do Ó. “A ideia é fomentar o artesanato e a agricultura familiar indígena, fornecendo tecnologia como descaroçadores para facilitar o manejo. Sendo que o caroço do algodão também pode ser aproveitado na produção de óleo e ração animal”, comentou.

Sausalém Bastos, coordenador da Agricultura Familiar e Indígena, ressaltou que a inclusão do algodão na vitrine tecnológica da Expoferr Show tem como objetivo diversificar a produção regional. “Estamos apresentando aos agricultores novas tecnologias e culturas já consolidadas no estado, como a soja e o milho, além de fortalecer o cultivo do algodão, que demonstra alta viabilidade econômica. O algodão é amplamente utilizado nas indústrias têxteis, farmacêuticas e na alimentação humana e animal”, enfatizou.

Apesar das vantagens, o servidor alerta para os desafios do manejo do algodão, que exige cuidado constante e equipamentos especializados. No entanto, ele reforça que a cultura é uma oportunidade de diversificação econômica para Roraima, especialmente com o apoio de incentivos fiscais previstos na Lei Estadual nº 215/1998, que também atrai investidores de outras regiões. “O cultivo do algodão em Roraima, embora ainda incipiente, promete se consolidar como uma alternativa inovadora e sustentável, capaz de alavancar o desenvolvimento agrícola do estado”, concluiu Bastos.

A Vitrine Tecnológica, apresentada durante a Expoferr Show 2024, trouxe avanços significativos em tecnologia e inovação, impulsionando o desenvolvimento sustentável. Com foco em oferecer soluções eficientes e econômicas para produtores de todos os portes, o espaço destacou culturas como milho, sorgo, soja, girassol, variedades de capim e algodão. Além de sua importância comercial, essas culturas foram apresentadas como exemplos de práticas de rotação, promovendo maior produtividade e no campo.

*Com informações da Secom RR

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes