>
Brasilia
26 Mar
23°C
27 Mar
23°C
28 Mar
24°C
29 Mar
24°C
30 Mar
22°C
31 Mar
22°C
1 Abr
24°C
>
Brasilia
26 Mar
23°C
27 Mar
23°C
28 Mar
24°C
29 Mar
24°C
30 Mar
22°C
31 Mar
22°C
1 Abr
24°C
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ajuruteua, encantadora vila no Pará abriga navio naufragado

Ajuruteua, encantadora vila no Pará abriga navio naufragado

Foto: Paulo Cezar

A pequena vila litorânea de Ajuruteua (distante a 36 quilômetros da cidade de Bragança, no nordeste do estado do Pará) é um refúgio para aqueles que buscam belezas naturais e tranquilidade. Com uma estrutura simples, a vila é composta por uma avenida principal e uma rua transversal, a Rua das Garças, e é banhada pelas águas do oceano Atlântico.

Leia também: Água salgada na Amazônia: conheça cinco praias de mar que vale a pena visitar no Pará

O acesso a Ajuruteua é feito pela rodovia PA-458 (Bragança-Ajuruteua), um trajeto que proporciona uma experiência única aos visitantes, permitindo a observação da riqueza natural da região.

Além disso, entre os meses de dezembro e maio, ocorre um fenômeno natural chamado Suatá, em que os caranguejos deixam os manguezais e atravessam a rodovia em direção às margens para o acasalamento, um evento alertado por placas de sinalização ao longo da estrada.

Leia também: Você sabe o que é a “andada” dos caranguejos?

Foto: Paula Lourinho/Ascom Seop

A vila de Ajuruteua abriga cerca de 300 residências, caracterizadas por construções rústicas de madeira com cobertura de palha.

Seu maior tesouro está mesmo na natureza que a rodeia: praias paradisíacas, extensos manguezais, dunas e uma fauna marinha abundante, com destaque para os caranguejos e guarás. A economia local gira em torno da pesca e da extração de caranguejos, atividades desempenhadas pela população nativa e que movimentam a Vila dos Pescadores, onde os frutos do mar são comercializados.

Um dos principais atrativos da região é um antigo navio naufragado, localizado a aproximadamente um quilômetro da vila, na Praia de Ajuruteua. Durante a maré baixa, visitantes conseguem se aproximar da embarcação.

O Lloyd Brasileiro, construído em 1882, naufragou no dia 09/05/1905 após uma colisão com o Navio Anselm 2. Sua carga era borracha e foi avaliada em 110.000 libras (que foi salva). A capacidade era para 100 passageiros na 1ª classe e 100 nas 2ª e 3ª classes.

Foto: Reprodução/Facebook-Conheça Ajuruteua

Praia Ajuruteua, com quilômetros de areias brancas e mar azul
Praia Perimirim
Praia Quatipuru-Mirim
Praia Boiçucanga
Praia Grande
Praia do Pilão

Além de boas caminhadas pelas praias é possível fazer uma trilha ‘bate-volta’ de 4 km, perto de Bragança. Atrações como o Mirante de São Benedito, o Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, o Museu da Marujada e a Igreja de São Benedito também fazem parte do roteiro para quem quer conhecer a da vila.

*Com informações da Prefeitura de Bragança

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES