Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abaporu: história da obra mais icônica da arte brasileira

Abaporu: história da obra mais icônica da arte brasileira

O Abaporu é uma pintura a óleo realizada pela artista brasileira Tarsila do Amaral em 1928, como um presente de aniversário para o seu marido, o escritor Oswald de Andrade. A obra é considerada uma das mais importantes e representativas do modernismo brasileiro, pois inaugurou a fase antropofágica do movimento, que propunha uma assimilação crítica da cultura europeia e uma valorização da identidade nacional.

O nome Abaporu vem do tupi-guarani e significa “homem que come gente” ou “homem antropófago”. A pintura retrata uma figura humana de proporções exageradas, com um pé, uma mão, um braço e uma perna enormes, e uma cabeça pequena apoiada na mão, em uma atitude pensativa. O cenário é uma paisagem árida e ensolarada, com um cacto e um sol amarelo.

A obra expressa a visão de Tarsila sobre o Brasil, um país de contrastes, de riqueza e pobreza, de natureza e cultura, de tradição e modernidade. A figura do Abaporu simboliza o povo brasileiro, que tem origens indígenas, africanas e europeias, e que é capaz de devorar e transformar as influências estrangeiras em algo original e autêntico. As cores vibrantes remetem à bandeira nacional e à alegria do povo. O cacto e o sol evocam a região nordeste, marcada pela seca e pela resistência.

O Abaporu inspirou Oswald de Andrade a escrever o Manifesto Antropófago, um texto que defendia a ideia de que o Brasil deveria se apropriar da cultura ocidental e reinventá-la à sua maneira, sem complexos de inferioridade ou imitação. O manifesto afirmava que “só a antropofagia nos une” e que “tupi or not tupi, that is the question”.

O Abaporu tornou-se o quadro mais valioso da arte brasileira, sendo vendido em 1995 por 1,43 milhão de dólares para o colecionador argentino Eduardo Costantini, que o expõe no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA). A obra é admirada por sua beleza, originalidade e significado, sendo um ícone da arte e da cultura brasileiras.

Fontes:

¹ https://artbit.pt/pintura/obra-de-arte-abaporu/

² https://www.bbc.com/portuguese/geral-47808327

³ https://www.todamateria.com.br/abaporu/

⁴ https://guiaesoterico.com/qual-o-significado-da-obra-abaporu-de-tarsila-do-amaral/

⁵ https://jornalfatosenoticias.com.br/index.php/2023/01/18/abaporu-historia-da-obra-mais-iconica-da-arte-brasileira/

Origem: conversa com o Bing, 18/06/2023
(1) Descubra o significado da obra de arte abaporu – artbit.pt. https://artbit.pt/pintura/obra-de-arte-abaporu/.
(2) Abaporu: a história do quadro mais valioso da arte brasileira. https://www.bbc.com/portuguese/geral-47808327.
(3) Abaporu: pintura de Tarsila do Amaral – Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/abaporu/.
(4) Descubra o Profundo Significado da Obra Abaporu de Tarsila do Amaral. https://guiaesoterico.com/qual-o-significado-da-obra-abaporu-de-tarsila-do-amaral/.
(5) Abaporu: história da obra mais icônica da arte brasileira. https://jornalfatosenoticias.com.br/index.php/2023/01/18/abaporu-historia-da-obra-mais-iconica-da-arte-brasileira/.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: