Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“A luta antirracista”, por José Carlos Ruy

“A luta antirracista”, por José Carlos Ruy
Por Portal Vermelho

Leia a seguir o ensaio “A luta antirracista”, oitavo
capítulo do livro “Há Racismo no Brasil”, do escritor e jornalista José Carlos
Ruy (1950-2021). Nos marcos da celebração do Mês da Consciência Negra, o Vermelho divulga a obra póstuma de Ruy,
que é inédita. Será publicado um capítulo do livro por dia entre 20 e 30 de
novembro. Confira.

Cap 8 – A luta antirracista

A resistência antirracista é antiga, e remonta ao período escravista.

Após a Abolição surgiram centenas de organizações, entre elas o Clube 13 de Maio dos Homens Pretos (1902), e o Centro Literário dos Homens de Cor (1903), em São Paulo, a Sociedade União Cívica dos Homens de Cor (1915) ou a Associação Protetora dos Brasileiros Pretos (1917), no Rio de Janeiro.

Em 1931 surgiu a Frente Negra Brasileira que uniu várias entidades do movimento negro em todo o país. E se tornou um partido político, que foi fechado pela ditadura do Estado Novo, em 1937.

O combate ao racismo reencontrou seu espaço no ambiente democrático do final do Estado Novo (1945). As organizações reapareceram, e foi criado o Comitê Democrático Afro-Brasileiro, durante a campanha pela convocação da Assembleia Constituinte, em 1945. Surgiu também o Teatro Experimental do Negro (1944), criado por Abdias Nascimento, que publicou o jornal “O Quilombo”, e disseminou a consciência da negritude entre os brasileiros. A luta se fortaleceu e inúmeras entidades e associações surgiram pelo Brasil afora.

Sob a ditadura de 1964 o protesto antirracista foi outra vez escamoteado e suas organizações reprimidas e perseguidas. Mas a luta continuou, embora na clandestinidade. Ela voltou com força quando a resistência ao regime dos generais ganhou as massas, uma década depois. O protesto contra o racismo cresceu, mobilizando aqueles que sentiam com força a ação repressiva: o povo pobre, negro e mestiço das periferias e das camadas mais pobres e oprimidas da sociedade.

Em 1978, o assassinato sob tortura, numa delegacia de polícia em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo, do trabalhador negro Robson Luiz, foi o estopim que levou à reorganização do movimento negro. Em julho daquele ano, militantes do Rio de Janeiro e São Paulo promoveram uma manifestação contra a violência racista da polícia. Mobilizaram a população negra e mestiça, e o protesto contra a morte de Robson Luiz levou à unificação de entidades em vários estados – Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e outras partes do Brasil. E, em uma assembleia realizada em São Paulo, em 18 de julho de 1978, foi lançado o Movimento Unificado Contra a Discriminação Racial que, em 1979, foi rebatizado como Movimento Negro Unificado (MNU).

Na sua esteira, outras organizações surgiram e encontros foram realizados. Dez anos depois, em 14 de julho de 1988, foi criado o SOS Racismo. Naquele mês de julho foi fundada também, em Salvador (Ba), a União de Negros pela Igualdade (Unegro), com apoio do Partido Comunista do Brasil, formada por militantes da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com o objetivo de unir a luta antirracista à luta de classes e contra a opressão da mulher, na perspectiva de conquistar da transição para um Brasil socialista e multirracial.

Em julho de 1989 ocorreu o Encontro Nacional de Lideranças do Movimento Negro, em Belo Horizonte; de 14 a 17 de novembro de 1991, em São Paulo, ocorreu o 1º Encontro Nacional de Entidades Negras (ENEN), com 554 delegados de 250 entidades de vários estados.

Em 1988 o Catálogo das Entidades do Movimento Negro, elaborado pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), do Rio de Janeiro relacionava 516 grupos de luta contra o racismo. Mais da metade deles estava em São Paulo (159) e Rio de Janeiro (152), e havia uma quantidade expressiva na Bahia (51) e em Minas Gerais (47); a maioria deles estava na periferia das capitais e das grandes cidades.

O período democrático da Constituição de 1988 tem sido marcado pelo crescimento e fortalecimento da luta contra o racismo. Em 11 de maio de 1988 negros e militantes antirracistas do Rio de Janeiro assinalaram o centenário da Lei Áurea (que proibiu a escravidão no Brasil) com uma Marcha dos Negros Contra a Farsa da Abolição, cujo trajeto iria da Candelária ao monumento a Zumbi, na Praça XI, passando pelo panteão onde estão sepultados os restos mortais do Duque de Caxias, na sede do Comando Militar do Leste, que mobilizou tropas contra a marcha. O pretexto: segundo nota do Comando Militar do Leste, foi o risco de desrespeito ao patrono do Exército, o Duque de Caxias.

Em 2001 houve um protesto inovador: a ocupação de um espaço “branco” por militantes negros que, em 6 de julho daquele ano, ocuparam um shopping center na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aquela ação indicou a disposição de combater o racismo em ambientes de predomínio de pessoas de pele clara. O ato assinalou a abertura da Conferência Nacional contra o Racismo e a Intolerância (preparatória da 3a Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e a Intolerância Correlata, em Durban, África do Sul). Um grupo de 50 militantes do Movimento Negro percorreu aquele shopping em protesto contra a realidade revelada por uma pesquisa segundo a qual naquele local – como em tantos outros centros comerciais pelo país afora – existiam 155 lojas que empregavam 742 trabalhadores, dos quais apenas 26 eram negros, ou 3,5% do total.

Esse tipo de ação de massa, como protesto, foi repetido anos depois – no final de 2013 – por jovens pobres e negros das periferias de cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, e outras capitais. Eles passaram a promover os chamados “rolezinhos”, passeios combinados através das redes sociais da internet, para ocupar os principais shopping centers destas cidades, incomodando com sua presença o público endinheirado de pele clara. Acenderam a ira racista de muita gente das classes dominantes, que chamaram a polícia contra aqueles “negros” incômodos e ameaçadores que invadiam espaços socialmente reservados para pessoas de pele mais clara

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: