Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2631

A escultura que esconde o maior mistério da CIA

Kryptos: enigma da CIA permanece sem solução há mais de 30 anos

Você já imaginou uma escultura que esconde quatro mensagens secretas, codificadas por um sistema complexo de criptografia? E se essa escultura estivesse localizada na sede da maior agência de inteligência do mundo, a CIA? E se, mesmo depois de três décadas, ninguém conseguisse decifrar todas as mensagens? Esse é o caso de Kryptos, uma obra de arte misteriosa e fascinante que desafia os melhores criptoanalistas do planeta.

O que é Kryptos?

Kryptos é uma escultura criada pelo artista norte-americano Jim Sanborn, que foi instalada nos jardins da sede da CIA, em Langley, na Virgínia, EUA, em 3 de novembro de 1990. A obra tem cerca de 4 metros de altura e é feita de bronze, contendo 865 caracteres estranhos que formam quatro mensagens cifradas.

O nome Kryptos vem do grego e significa “escondido”. Segundo o artista, a ideia era criar uma obra que estimulasse a curiosidade e a imaginação dos funcionários da agência, que lidam com segredos e mistérios no seu trabalho. Sanborn contou com a ajuda do ex-chefe do departamento de criptografia da CIA, Edward Scheidt, para elaborar os códigos.

A escultura tem um formato de S e se parece com um pergaminho enrolado. Ela também possui outros elementos, como plantas, água, madeira e granito, que fazem parte do enigma. Além disso, há uma placa com uma frase em latim que diz: “Somente as palavras mais dignas permanecem”. Essa frase é uma pista para a solução das mensagens.

Quais são as mensagens de Kryptos?

As quatro mensagens de Kryptos foram codificadas por diferentes métodos de criptografia, que envolvem substituição, transposição e mascaramento de letras. Cada mensagem também tem uma ou duas palavras-chave que ajudam a decifrá-las. As mensagens são as seguintes:

– Mensagem 1: Tem 63 caracteres e usa as palavras-chave “kryptos” e “palimpsest”. A mensagem diz: “Entre o sombreamento sutil e a ausência de luz está a nuança de iqlusão”. O erro na última palavra foi proposital para dificultar a solução.

– Mensagem 2: Tem 288 caracteres e usa as palavras-chave “kryptos” e “abscissa”. A mensagem revela as coordenadas geográficas da sede da CIA e faz uma pergunta: “Langley sabe sobre isso? Eles devem saber sobre isso! Quem sabe o nome dessa magnífica peça? WW”. As iniciais WW se referem a William Webster, o diretor da CIA na época da instalação da escultura.

– Mensagem 3: Tem 380 caracteres e usa dois métodos de transposição para embaralhar as letras. A mensagem contém uma versão modificada do relato do arqueólogo Howard Carter ao abrir a tumba do faraó Tutancâmon em 1922. A mensagem diz: “Lenta e cuidadosamente eu levantei a tampa do sarcófago. Eu estava atordoado com o esplendor diante dos meus olhos. Por um momento – um momento eterno – ele deve ter parecido assim quando os feitores abriram o tesouro interno pela primeira vez. Os segredos dos séculos estavam abertos diante dos meus olhos. Eu estava encantado!”

– Mensagem 4: Tem 97 caracteres e é a mais curta e difícil de todas. Até hoje, ninguém conseguiu decifrá-la por completo. O artista já revelou três palavras-chave para essa mensagem: “Berlin”, “relógio” e “nordeste”. Ele também disse que essa mensagem contém algo muito importante e que está relacionada com as outras três.

Quem conseguiu decifrar as mensagens de Kryptos?

O artista Jim Sanborn esperava que as mensagens de Kryptos fossem decifradas em pouco tempo, mas ele se enganou. Foram necessários oito anos para que alguém conseguisse resolver as três primeiras mensagens. O autor do feito foi o físico da CIA David Stein, que anunciou o resultado em 1998, usando apenas lápis e papel. Pouco tempo depois, o cientista da computação Jim Gillogly também quebrou os códigos, usando softwares avançados.

Desde então, muitos outros criptoanalistas, tanto profissionais quanto amadores, tentaram decifrar a quarta e última mensagem de Kryptos, mas sem sucesso. A própria CIA e a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA se envolveram na busca pela solução, usando até um supercomputador chamado Cray na tarefa. Mas até hoje, o mistério permanece.

Qual é o futuro de Kryptos?

Jim Sanborn, o criador de Kryptos, tem hoje 75 anos e ainda guarda o segredo da quarta mensagem. Ele disse que pretende levar a solução para o túmulo, a menos que alguém consiga decifrá-la antes. Caso contrário, ele planeja leiloar a resposta após a sua morte e doar o dinheiro para a ciência.

Sanborn também disse que há outras pistas escondidas na escultura e no seu entorno, que podem ajudar na solução do enigma. Ele afirmou que há uma chave enterrada em algum lugar perto da obra, que pode abrir uma caixa com mais informações. Ele também disse que há uma câmara subterrânea sob a escultura, que contém outros objetos misteriosos.

Kryptos é, sem dúvida, uma das obras de arte mais intrigantes e desafiadoras da história. Ela representa um convite à descoberta e à aventura, ao mesmo tempo em que testa os limites da inteligência humana. Quem sabe um dia alguém consiga revelar todos os seus segredos?

Origem: conversa com o Bing, 20/06/2023
(1) A CIA e o mistério da mensagem de Kryptos – History Channel. https://history.uol.com.br/ovnis-e-misterios/cia-e-o-misterio-da-mensagem-de-kryptos.
(2) Kryptos: o maior enigma da CIA que já dura décadas. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/kryptos-o-maior-enigma-da-cia-que-ja-dura-decadas.phtml.
(3) Kryptos: enigma da CIA permanece sem solução há mais de 30 anos. https://bsbtimes.com.br/2023/06/19/kryptos-enigma-da-cia-permanece-sem-solucao-ha-mais-de-30-anos/.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: