Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
E da próxima vez? - Amazônia Real

E da próxima vez? – Amazônia Real


Às 8 horas da manhã do dia 24 do mês passado (uma semana atrás), Santarém registrou o pior índice de qualidade do ar do planeta Terra. Ao alcançar AQI⁺ 581, segundo a Organização Mundial da Saúde, a concentração de PM2,5 no município superou 42,8 vezes o valor da diretriz anual de qualidade do ar da OMS 11.

No mês de novembro, o Pará registrou 43,8% de todos os casos de incêndio no país, mais do que o dobro do segundo colocado, o Maranhão, e um número superior ao total combinado de outros 14 Estados da federação nacional.

Nas últimas 48 horas, o Estado concentrou 50,6% dos focos de incêndio registrados no país, um número superior ao total observado em todos os outros Estados brasileiros com exceção do Maranhão, que ocupa a segunda posição.

O próprio órgão ambiental do Estado (Semas) já reafirmou que não tem quantitativo suficiente de profissionais para trabalhar na contenção dos focos de incêndios no Pará, principalmente em Santarém – onde não há sequer fiscais lotados. Também não há previsão para realização de concurso público para o setor ambiental.

Neste ano, a escassez hídrica em Santarém foi agravada pela densa fumaça que, desde o final de outubro, tem assolado a região, intensificando os impactos dessa crise. ao menos em sua dimensão e coincidência, não parece ser fenômeno natural. É obra humana; logo, tem autor. Pode ser um criminoso. Um perigoso criminoso que, agora, atinge a todos, independentemente do que pensa sobre a atividade que engendra grandes incêndios e agrava a seca.

Esses dados e considerações, eu os extraí dos últimos parágrafos de um relatório que o Ministério Público Federal divulgou hoje, anunciando que vai apurar os fatos. A impotência institucional, coletiva e individual é impressionante. A evolução desses índices africanos de agressão à natureza e à sociedade humana choca. Vai continuar assim? Os agentes inimigos, sobretudo os que tocam fogo na mata, vão permanecer invisíveis?

Como será da próxima vez?


A imagem que abre este artigo é de autoria de Ronaldo Ferreira/ Agência Santarém e mostra a procissão do Círio 106 na manhã de domingo, 24 de novembro, com mais de 200 mil santarenos nas ruas sob forte fumaça para homenagear a santa padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição.


As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes