Lar das Cataratas que atraem milhares de visitantes todos os anos, o Parque Nacional do Iguaçu inaugurou nesta quinta-feira (31/10) um novo atrativo: a Trilha Ytepopo. O percurso inédito, com 5 quilômetros de extensão, acompanha as margens do Rio Iguaçu no trecho acima das quedas d’água reconhecidas mundialmente. O caminho, que começa no Espaço Porto Canoas, pode ser feito pelos visitantes de forma autoguiada e o acesso já está incluso no valor do ingresso regular do parque.
“Todos os 5 km, entre floresta e rio, são uma experiência única dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Uma delícia de fazer, uma trilha segura, uma trilha bem sinalizada, que vai proporcionar momentos incríveis para quem tiver a oportunidade e desejar conhecer. Ela é nossa e é só o começo do novo sistema de trilhas do Parque Nacional do Iguaçu”, promete o gestor do parque, José Ulisses dos Santos.
O próprio nome Ytepopo, de raiz tupi-guarani – povos originários que habitavam a região do parque localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná – reconhece o protagonista do percurso e pode ser traduzido como “rio que pula e pula” ou “rio de muitos saltos”.
A implementação do novo atrativo é resultado da parceria entre o ICMBio e a concessionária Urbia Cataratas, que também promoveu a reabertura dos caminhos históricos Poço Preto e Bananeiras. A expectativa é somar mais de 150 quilômetros de trilha no parque, distribuídas em todos os núcleos da área protegida.
A trilha é aberta todos os dias, com funcionamento das 9h às 14h30, e tem uma duração estimada em 1 hora e 40 minutos. Os ingressos para o parque podem ser adquiridos online.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor