Uma família de pescadores esportivos de Goiânia veio à Amazônia, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, em busca dos gigantes dos rios, rica em espécies de peixes, que vão desde os minúsculos artesanais, até o majestoso pirarucu (Arapaima gigas), considerado o maior peixe da Amazônia e do Brasil.
Leia também: Gigantes do Rio Madeira: peixes que surpreendem pelo tamanho
Com uma diversidade de espécies, cores e tamanhos, os rios que banham o Amazonas são um atrativo a parte para a prática do turismo de pesca esportiva, uma modalidade que tem como objetivo principal o lazer e a diversão do pescador. Sem fins comerciais ou alimentares, esse tipo de atividade preza pelo respeito à natureza e à vida dos peixes, praticando o pesque e solte, devolvendo os peixes capturados.
No dia 19 de agosto, a família de turistas goiana visitou o Amazonas em busca de uma aventura pesqueira e, para sua felicidade, a natureza os agraciou com um “monstro” do rio. Segundo o guia de pesca profissional Salomão Rossy, era um Jaú (Zungaro zungaro), de 1,48 centímetros e de 70 quilos. O peixe foi fisgado no Rio Solimões, próximo ao furo do Paracuúba, há 30 minutos de Manaus.
Na equipe, estavam o aposentado Valdir, a comerciante Julia, a médica Michely e o auditor de controle Eduardo, que narraram com entusiasmo o feito ao Portal Amazônia. Michely conta que foi a primeira vez dos pais no Amazonas.
“É primeira pesca esportiva e primeira visita dos meus pais ao estado do Amazonas. A pescaria foi um presente de Dia dos Pais, em homenagem ao meu pai que é apaixonado por pesca esportiva, e que também nos ensinou a gostar. E por sorte foi ele quem ganhou o presente”, relatou a pescadora esportiva.
A comerciante Júlia diz que o peixe capturado os deixou emocionados, tanto pelo tamanho quanto pela sua coloração:
“Foi um momento de muita vibração e emoção, ficamos espantados com o tamanho do peixe e sua linda coloração que encantou à todos”.
Já o “sortudo” da equipe, o aposentado Valdir, de 66 anos, contou com empolgação que durante todos os anos como pescador esportivo essa foi a sua primeira experiência de fisgar um peixe tão grande.
“Pegamos um lindo Jaú de 1,50 metros, pesando aproximadamente 65 quilos, o nosso maior peixe até o momento”, disse o aposentado.
*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor