Índice
ToggleFaltando menos de uma semana para o Startup Summit, que acontece entre 14 e 16 de agosto em Florianópolis, o evento já se destaca como um dos principais encontros de inovação na América Latina.
Este ano, um dos principais atrativos é a área de negócios, projetada para facilitar o contato entre startups, investidores e grandes empresas do ecossistema de inovação.
A programação também inclui ações voltadas para a internacionalização, permitindo a troca de experiências entre diferentes culturas.
Na 7ª edição do evento, 3 mil startups terão a chance de fazer contatos estratégicos com 200 fundos de Venture Capital.
Cristina Mieko, gestora de Startups do Sebrae, afirma que este ambiente dinâmico oferece uma plataforma para novas conexões e a possibilidade de fechar grandes negócios, impulsionando o crescimento do ecossistema de inovação.
Outra novidade desta edição é a oportunidade de empreendedores se reunirem diretamente com investidores e corporações internacionais.
Essas ações, voltadas à internacionalização, oferecem novas perspectivas e oportunidades de crescimento que, de outra forma, poderiam ser difíceis de alcançar.
Programação e oportunidades no evento
Pela manhã, mil startups premiadas pelo Sebrae terão encontros com investidores e grandes empresas, com a participação de quase 200 fundos de venture capital e mais de 300 grandes corporações, trazidas pela ACATE através do projeto LinkLab. À tarde, as startups terão espaço para expor seus produtos durante os três dias de evento.
Entre as principais atrações estão:
Rodadas de negócios: Encontros programados que permitem startups e investidores se conhecerem, discutirem projetos e negociarem investimentos potenciais.
Feira de startups: Um espaço para startups apresentarem seus produtos e serviços a um público qualificado, ganhando visibilidade no mercado.
Conteúdo especializado: Palestras e workshops que abordam temas importantes como captação de investimentos e modelos de negócios, ajudando no desenvolvimento das startups.
Networking: Oportunidade para conhecer pessoas influentes, trocar ideias e ampliar a rede de contatos no mercado.
Visibilidade internacional no evento
O Startup Summit também se destaca pela sua visibilidade internacional, com várias iniciativas que aproximam startups de mercados globais:
Área de expositores e delegação internacional: Participação de delegações de 12 países, incluindo Angola, que organiza o Startup Summit em Luanda, facilitando o acesso a mercados internacionais.
Parceria com Portugal: Capacitação para 9 startups portuguesas que vão expor no evento, com foco em expansão para o Brasil e América Latina e parcerias internacionais.
Preparação de startups: A startup angolana Buka, vencedora da competição de pitches no Startup Competition, está sendo preparada para o evento.
Trilha internacional no estande Sebrae: Programação especial no dia 16/08, destacando a internacionalização de startups.
Prêmio Sebrae Startups: Destaques das 10 categorias receberão ingressos para o Web Summit Lisboa 2024 e um dia de exposição no Pavilhão Brasil.
Divulgação do Web Summit Lisboa: Anúncio no estande em 15/08 às 15h, durante o Fireside Chat “Exploring Opportunities at Web Summit Lisboa”, com Renata Machado da ApexBrasil. Inscrições para startups abertas até 18/08.
Oportunidades internacionais: Em 16/08, o Itamaraty apresentará o Programa Diplomacia da Inovação e as oportunidades oferecidas pelo País Basco para startups brasileiras.
Trilha de negócios em M&A
Além do crescimento via IPO, o mercado de tecnologia também aposta em fusões e aquisições (M&A) como caminho para o sucesso. Para startups com potencial de aquisição, essa pode ser uma forma de expandir mercado e base de clientes. Para grandes corporações, é uma estratégia para acelerar a inovação e se adaptar às mudanças do mercado.
Rafael Assunção, da Questum M&A, destaca a importância de discutir estratégias de crescimento no evento, mostrando como startups e empresas de tecnologia podem se beneficiar de relações com grandes corporações e investidores experientes. A Questum, parceira do evento, apresenta uma trilha de M&A com palestras de especialistas.
Confira a programação:
- Karolyna Schenk – Especialista em M&A
Palestra: Checklist do M&A: Como preparar sua startup para o exit
Quando: 14/08 – 15:10 às 15:45 - Guilherme Tossulino – partner da Questum & Paulo Costa, CEO do CUBO Itaú
Palestra: Fireside Chat: O que as corporações buscam nas startups
Quando: 14/08 – 16:05 às 16:40 - Rafael Assunção, managing partner da Questum
Palestra: Questum Deals Report – o que esperar de Investimentos e M&A no Brasil
Quando: 14/08 – 17:00 às 17:35 - Leopoldo de Lima, partner da Questum & Fabiana Fagundes, sócia-fundadora do FM/Derraik
Fireside Chat: Checklist para contratos de investimento de Venture Capital
Quando: 15/08 – 15:10 às 15:45 - Anderson Wustro, partner da Questum, Diego Sanchéz, head de M&A da Sankhya & Alessio Mainardi, CEO da Zucchetti
Painel: Better Deals – O dia seguinte após a aquisição: com Sankhya e Zucchetti
Quando: 15/08 – 16:05 às 16:40 - Anderson Wustro, partner da Questum & Renato Pereira, diretor de novos negócios no Mercado Livre.
Fireside Chat: Quanto vale a minha startup? – com Renato Pereira do Mercado Livre
Quando: 15/08 – 17:00 às 17:35
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor