Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Seminário em Goiânia discute gestão de UCs e desmatamento do Cerrado

Seminário em Goiânia discute gestão de UCs e desmatamento do Cerrado

Promotores de justiça, gestores de órgãos públicos ambientais e representantes da comunidade científica e da sociedade civil engajados na defesa ambiental vão se reunir no 2º Seminário Unidades de Conservação: Perspectivas e Desafios da Implementação no e no Cerrado, que será realizado em Goiânia nos dias 14 e 15 de agosto. O intuito do evento é debater estratégias para a implementação e gestão das Unidades de Conservação (UCs) no Brasil. As inscrições estão abertas até dia 14 de agosto. 

Sediado no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o seminário terá como destaque dos debates a proteção do Cerrado, bioma mais desmatado em 2023. As discussões vão abranger estudos sobre as funções socioambientais das UCs, o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais, além dos desafios para a criação de novas unidades e a regularização fundiária das UCs de Proteção Integral. Iniciativas de defesa dessas áreas e estratégias para fortalecer a rede de proteção também serão tópicos de destaque. 

A promotora de justiça e coordenadora da área ambiental do MPGO, Daniela Haun, diz que a criação de unidades de conservação é vital para preservar a , proteger ecossistemas e regular o clima. No entanto, segundo ela, o crescimento urbano e agrícola, desmatamento ilegal, falta de recursos para fiscalização e resistência de comunidades locai se apresentam como desafios centrais. “É necessário um esforço conjunto entre governos, ONGs, cientistas e populações locais é necessário para gerenciar essas áreas efetivamente, assegurando a proteção ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável”, ressaltou. 

O seminário é promovido pela Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de (ABRAMPA), em correalização com o MPGO, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O apoio é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), o Ministério Público de Contas de Goiás (MPC-GO), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (ESUMP-GO).
A programação completa está disponível no site da ABRAMPA e as inscrições podem ser feitas pelo link.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes