O amor e orgulho da cultura parintinense serviram de inspiração para o artista Lucijones Cursino criar o troféu que foi entregue para a galeria do campeão do 57⁰ Festival Folclórico de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
Lucijones Cursino afirma que todo artista escolhe primeiro um tema para trabalhar e cita a Embaixadora do Festival de Parintins e cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido Isabelle Nogueira para falar de sua inspiração.
Os troféus principais, dos bois, levam o símbolo de cada boi estilizado, o coração, do Garantido, e a estrela, do Caprichoso, nas suas respectivas cores, o vermelho e o azul, além da cabeça dos bois. “Como a gente está falando em amor e orgulho, então a gente tem que ter orgulho dos nossos símbolos, das nossas cores”, defende o criador das obras.
Além do troféu para o campeão, Lucijones também idealizou e confeccionou troféus para o vice-campeão, para as galeras, para Batucada, para a Marujada e troféus de participação para todos os itens individuais.
O mural ‘Patrimônio em Festa’, criado pelo artista Pito Silva para a fachada do Bumbódromo, serviu como inspiração para os troféus das galeras.
Nos troféus da Batucada e da Marujada, os símbolos dos bois voltam a ser o elemento principal.
*Com informações da Agência Amazonas
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor