Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Em evento de transição ecológica, Lula defende exploração de petróleo na margem equatorial

Em evento de transição ecológica, Lula defende exploração de petróleo na margem equatorial

O presidente Lula voltou a defender, nesta quarta-feira (12), a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira, que inclui a foz do Amazonas, alvo de disputa interna no governo. A declaração foi feita na abertura do Fórum de Investimentos Prioridade 2024, evento que teve como tema principal a transição ecológica e o crescimento sustentável.

“Nós [o ], a hora que começamos a explorar a chamada Margem Equatorial, eu acho que a gente vai dar um salto de qualidade extraordinário. Queremos fazer tudo legal, respeitando o , respeitando tudo. Mas nós não vamos jogar fora nenhuma oportunidade de fazer esse país crescer”, disse.

Considerado um possível “novo pré-sal”, a Margem Equatorial abrange uma área que vai da costa marítima do Rio Grande do Norte à do Amapá, se estendendo da foz do Rio Oiapoque ao litoral norte do Rio Grande do Norte. Ela abrange as bacias hidrográficas da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.

“Nós temos um debate técnico que tem que ser feito. O problema é que no Brasil tudo é polemizado. Você tem petróleo em um lugar… a Guiana está explorando, Suriname está explorando, Trinidad e Tobago explora…Você vai deixar o seu sem explorar? Então, o que nós precisamos é garantir que a questão ambiental será levada 100% a sério. Então, isso nós vamos garantir e, por isso, vamos conversar muito sobre isso”, afirmou Lula.

No mesmo evento, a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, criticou a demora do Ibama em autorizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial. “A gente já perdeu 10 anos”, disse. O processo de licitação para explorar a região teve início em 2013.

Chambriard adiantou também que a Petrobras pretende se encontrar com o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) – órgão que assessora o presidente para a formulação de políticas energéticas –, com o objetivo de fazer uma apresentação a Lula sobre “a segurança e excelência da produção de petróleo da empresa”.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes