Flores e chocolates são símbolo facilmente associados ao Dia dos Namorados. Diferentemente de outros países, no Brasil, a data é comemorada dia 12 de junho desde 1948 e coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.
E que relação isso poderia ter com o Festival Folclórico de Parintins? Todos os anos, no Dia dos Namorados, o boi-bumbá Garantido realiza uma tradicional saída nas ruas da cidade amazonense em homenagem à data, distribuindo rosas.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A programação conta com a participação da família Monteverde e a Tradição (Velha Guarda) do Boi do Povão anualmente. A festa do dia 12 de junho inicia no curral tradicional na Baixa de São José a partir das 18h com direito a ladainha a Santo Antônio, que é um dos santos padroeiros do Garantido, e distribuição de guloseimas. Em seguida, saída nas ruas pra brincar de boi-bumbá.
A festa ganha um destaque também pelas fogueiras feitas pelos moradores do percurso, no qual o boi evolui e distribui rosas aos casais.
Para este momento, os torcedores, que moram nas ruas por onde o bumbá passa, enfeitam todo o trajeto, sempre com bandeirolas nas cores vermelhas e brancas. Uma das vias mais enfeitadas é a rua Armando Prado, um dos pontos de maior concentração de torcedores encarnados.
Neste ano, em cima do trio elétrico, serão cantadas as toadas populares e as do álbum de 2024 nas vozes de Israel Paulain (apresentador), João Paulo Faria (amo do boi), David Assayag e Sebastião Júnior (levantadores de toadas).
Para o apresentador Israel Paulain, é a tradição de Lindolfo Monteverde sendo mantida.
Além das toadas, o evento terá a presença da Batucada, dos trotes, os movimentos da Vaqueirada e a torcida organizada Comando Garantido.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor