Localizado a 369 quilômetros de Manaus, o município de Parintins, no Amazonas, é palco das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que protagonizam o maior Festival Folclórico do mundo. A cidade, onde tudo é azul e vermelho – as cores dos bois –, encontra harmonia a favor da cultura.
As cores azulada e encarnada estão presentes na arquitetura da cidade, nos espaços públicos, nas casas dos apaixonados pelos bumbás, em hotéis, restaurantes e nas vitrines de loja, onde marcas mundialmente famosas de cor azul adotam mais uma versão na cor vermelha e marcas mundialmente famosas de cor vermelha adotam a versão azul.
O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida.
O lado azul é conhecido como reduto do Caprichoso. Inclui bairros da cidade onde está localizado o curral Zeca Xibelão. Nos currais, os visitantes podem acompanhar os eventos e ensaios de cada boi e aproveitar uma prévia da magia do festival.
Outro ponto turístico muito visitado no lado azul é a igreja Sagrado Coração
O lado vermelho, conhecido como Baixa do São José, é onde está situado o curral Lindolfo Monteverde, no complexo Cidade Garantido. Do lado vermelho, está também a praça da igreja São Benedito, famosa entre os turistas.
Existem ainda pontos neutros em comum, onde estão os principais atrativos turísticos da cidade, como a Praça Digital, com bares e restaurantes; além do Mercado Municipal, com vista para o rio Amazonas; e o Porto da cidade.
Em 2023, cerca de 110 mil turistas estiveram presentes na Ilha de Tupinambarana, durante o Festival de Parintins. O Governo do Amazonas estima que 120 mil turistas visitem a ilha, em 2024, para o 57º Festival.
“A expectativa do número de turistas é significativa, o maior festival de todos os tempos. Pensando nisso, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, tem investido em uma estrutura necessária para atender aos turistas, como o Turistódromo, com centro de atendimento ao turista, uma equipe técnica preparada para sensibilização e orientação para práticas de um turismo seguro e consciente”, destacou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
Neste ano, o Festival de Parintins irá acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho.
*Com informações da Agência Amazonas e Amazonastur
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor