, cujas ações traçam um retrato do estado de conservação de diversas UC no país, em especial na
O Programa Monitora busca fortalecer o diálogo em torno das questões ambientais, com base no monitoramento da biodiversidade, compartilhamento de informações e na formulação de questões, envolvendo pesquisadores, gestores das áreas e das comunidades nas unidades de conservação.
Um conjunto de procedimentos foi desenvolvido para levantar dados a partir do emprego de técnicas simples, com baixo custo financeiro e operacional, privilegiando a participação de atores locais, acompanhado do compartilhamento de análises e interpretação coletiva de resultados. Tais atividades requerem a capacitação constante em diversas áreas do conhecimento e permanente processo de articulação de iniciativas.
O cuidado com o estabelecimento de procedimentos padronizados, com conjunto mínimo de variáveis em comum, visa a comparabilidade e o ganho de escala, de modo que o programa gere informações relevantes para as decisões de manejo e uso dos recursos em escala local nas UC, mas também para as manifestações em escala regional e nacional.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor





