Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
STJ nega novo recurso de Aras em ação contra repórter de CartaCapital – Justiça – CartaCapital

STJ nega novo recurso de Aras em ação contra repórter de CartaCapital – Justiça – CartaCapital

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes, negou seguimento a novo recurso interposto pelo ex-procurador-Geral da República Augusto Aras contra o jornalista André Barrocal, de CartaCapital.

A defesa de Aras tentou reverter a decisão da 6ª Turma da Corte que optou pelo trancamento da ação penal oriunda de queixa-crime protocolada pelo ex-PGR em razão de uma reportagem publicada na edição semanal da revista.

Na publicação, de julho de 2020, metáforas explicam a relação entre Aras e o ex-presidente Jair Bolsonaro. O PGR seria, “ao mesmo tempo, cão de guarda de Bolsonaro e perdigueiro dos inimigos do ex-capitão”, atuando como “procurador de estimação”.

No pedido de abertura de investigação, Aras alegou que Barrocal teria agido com caluniar, injuriar ou difamar a sua figura.

Ao trancar a ação penal, o STJ pontuou que, apesar das críticas, não houve dolo específico contra a honra do procurador.

“Se admitirmos que um servidor público de alto escalão não possa ter sua atuação funcional criticada, será o mesmo que manter sobre o jornalismo uma ameaça constante de punição”, anotou o ministro Sebastião Reis Jr, que proferiu o voto condutor no julgamento.

Ao analisar o novo pedido, o ministro Og Fernandes negou que o caso seja levado ao Supremo Tribunal Federal, rejeitando a tese alegada por Aras, de que houve ofensa ao princípio do contraditório.

Da decisão ainda cabe agravo regimental, que, se protocolado, será analisado pelo Corte Especial do STJ.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes