Foto: Rubens Curvelo, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons
Conhecida por seu valor histórico para o estado do Amazonas, Paricatuba é um distrito de Iranduba. Suas ruínas são consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.
Leia também: Conheça a história do Leprosário de Paricatuba, “a cidade da dor”
Para além da sua importância cultural, Paricatuba abriga diversas opções de praias para quem deseja curtir com familiares e amigos, busca fugir da rotina ou só ficar de bubuia.
Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Conheça algumas opções:
Considerada uma das principais praias do local, a praia de Paricatuba fica na direção do Mirante da Virgem (localizado em um antigo porto de Paricatuba, onde as embarcações que chegavam na vila atracavam seus barcos). No período de cheia (entre dezembro e junho), no pico, a praia fica praticamente toda submersa.
A segunda opção de praia é uma extensão da Praia de Paricatuba. A Praia dos Restaurantes é conhecida por este nome devido a grande quantidade de estabelecimentos instalados no local. As opções variam desde café da manhã regional, almoço com pratos feitos de peixes típicos da região, além da venda de drinks e bebidas no geral.
Localizada no ramal atrás das Ruínas de Paricatuba, a Praia do Inglês é uma praia particular, porém aberta ao público em geral. O acesso é feito por uma escada de madeira e existe uma opção de restaurante para alimentação.
A Praia da Bica fica ao lado da Praia do Inglês e é uma opção para quem deseja aproveitar o período de estiagem na região (entre julho e novembro), pois na cheia dos rios, o acesso se torna mais limitado.
Por fim, existe a opção da Praia do Lago. Para acessá-la, é preciso passar ao lado do Centro Cívico da Vila de Paricatuba e seguir até a margem do rio.
De lá, é necessário fazer a travessia de lancha ou canoa até chegar na praia. No local é possível encontrar uma estrutura de bares e restaurantes que atendem a demanda dos turistas e visitantes.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor