17°C
صافي بصورة كلية
Weather Data Source: het weer vandaag Amman per uur
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
5 fatos sobre Santa Cruz del Islote, a ilha mais populosa do mundo

5 fatos sobre Santa Cruz del Islote, a ilha mais populosa do mundo

Localizada no arquipélago de San Bernardo, na Colômbia, a ilha de Santa Cruz del Islote é realmente impressionante: trata-se da ilha mais densamente povoada do mundo. A vista aérea sobre o local parece quase inacreditável, inclusive, pois a impressão é de que não há um único espaço vazio neste pequeno pedaço de terra, localizado na América do Sul.

A seguir, trazemos cinco sobre esta ilha que parece saída de um romance de Gabriel García Márquez.

1. Não há polícia na ilha

(Fonte: Getty Images)

Embora nenhuma pesquisa tenha sido realizada lá há muito tempo, estima-se que Santa Cruz del Islote tenha cerca de 1200 habitantes, e que seu tamanho seja correspondente a dois campos de futebol.

Ou seja, trata-se de um grupo pequeno em que praticamente todo mundo se conhece. O mais interessante é que não há registro de crimes na ilha. Por conta disso, não há polícia. As casas, aliás, não possuem trancas e as bicicletas ficam soltas.

2. Só há seis sobrenomes em Santa Cruz del Islote

(Fonte: Víctor Beltrán/Flickr/Reprodução)(Fonte: Víctor Beltrán/Flickr/Reprodução)

Todos os habitantes da ilha têm apenas seis sobrenomes diferentes, o que mostra que todos ali são ligados, seja por sangue ou por casamento. As casas são passadas de geração para geração e não há espaço para construir novas residências.

Quando uma família tem a necessidade de mais espaço, só há uma solução: erguer um novo andar na sua casa. Por isso, não é incomum que 10 pessoas residam sob o mesmo teto. 

Mas essa falta de espaço acaba trazendo alguns perrengues ao local. A ilha não tem banheiros, e as pessoas só têm para comer aquilo que conseguem pescar. Todos os outros alimentos (incluindo água potável) precisam ser enviados para lá.

3. Há muitas crianças na ilha

(Fonte: Juan Manuel Vargas Ramirez/Flickr/Reprodução)(Fonte: Juan Manuel Vargas Ramirez/Flickr/Reprodução)

Cerca de 65% dos residentes de Santa Cruz del Islote têm menos de 18 anos. As crianças são criadas soltas na ilha, onde jogam futebol, pegam barcos para pescar e fazem mergulhos, enquanto todos os adultos ficam atentos e cuidando delas.

Só há uma escola no local, com 12 professores, que vai até o fim do 10º ano. Após terminar o ciclo básico, os adolescentes que querem seguir estudando deixam a ilha para buscar mais instrução. Muitos acabam retornando depois para residir lá.

4. Ela só foi habitada recentemente

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Há cerca de 150 anos, a ilha estava totalmente vazia. Ela apenas recebia pescadores que costumavam descansar lá ou apenas fugir das tempestades. Mas aí um fato chamou a atenção destes visitantes: diferente de outras ilhas vizinhas, que continham manguezais, Santa Cruz del Islote era totalmente livre de mosquitos.

Por conta disso, algumas famílias passaram a se mudar para lá e construir suas casas. Elas ainda ampliaram o espaço da ilha a partir de coisas que retiraram do mar, como conchas, areia e troncos de árvore. Por conta dessa quantidade de novas extensões, Santa Cruz del Islote é considerada uma ilha artificial.

5. Santa Cruz del Islote é mais densa que Nova York

(Fonte: Maude Bardet/Flickr/Reprodução)(Fonte: Maude Bardet/Flickr/Reprodução)

A densidade (a quantidade de pessoas em um mesmo espaço) de Santa Cruz del Islote é altíssima: quase todos os centímetros da ilha parecem ter algum tipo de construção. Para se ter uma ideia, a população é quatro vezes mais densa que a ilha de Manhattan, em Nova York!

As pessoas ficam tão próximas que há até um ditado local dizendo que as pessoas sonham os mesmos sonhos.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES