Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
3 plantas amazônicas popularmente usadas contra hipertensão

3 plantas amazônicas popularmente usadas contra hipertensão

Embaúba. Foto: Reprodução/Semma/Pimenta Bueno (RO)

Considerada uma prática milenar que se baseia no conhecimento dos povos originários e na da Floresta Amazônica, a fitoterapia utiliza plantas para o tratamento de doenças. Com mais de 40 mil espécies de plantas na Amazônia, diversas delas podem ser utilizadas na confecção de remédios fitoterápicos.

Uma planta é considerada medicinal quando possui substâncias que, quando administradas ao ser humano, podem prevenir, curar ou tratar doenças.  

Dentro do universo de plantas medicinais, existem algumas que ajudam até mesmo no combate à hipertensão, também chamada de pressão alta. A hipertensão é uma doença crônica que ocorre quando a pressão sanguínea nas artérias está constantemente elevada.

Conheça algumas plantas popularmente usadas no combate à hipertensão:

A Libidia ferrea, popularmente conhecida como jucá ou pau-ferro, é uma árvore amazônica usada tradicionalmente em chás, infusões e emplastos para o tratamento de feridas e contusões, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo, câncer e distúrbios gastrointestinais.

Um estudo publicado na revista “Vascular Pharmacology” investigou os efeitos cardiovasculares do extrato aquoso da casca do caule de Libidibia ferrea. Os resultados demonstraram que o extrato possui atividades vasodilatadora e hipotensora, o que pode contribuir para a redução da pressão arterial. 

Além disso, outra pesquisa, realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) comprova a alta capacidade regenerativa do jucá no tratamento de lesões cutâneas.

O uso do Jucá pode ser feito através do óleo extraído dos frutos ou por meio do chá, que é feito com o cozimento das folhas ou pela infusão do pó da casca.

Leia também: Estudo destaca potencial do jucá na cicatrização de ferimentos

Embaúba

A embaúba (Cecropia pachystachya) também possui propriedades que podem auxiliar no combate à hipertensão. Uma pesquisa conduzida pelo professor Emerson Silva Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), revelou que espécies de embaúba da Amazônia apresentam efeitos inibidores sobre enzimas-chave relacionadas à hipertensão, sugerindo seu potencial no desenvolvimento de fitoterápicos para o tratamento dessa condição.

Além disso, um estudo avaliou os efeitos cardiovasculares em ratos espontaneamente hipertensos. Os resultados indicaram que o extrato promoveu redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, efeitos que parecem estar relacionados à ativação de receptores muscarínicos endoteliais e cardíacos.

Uxi amarelo

Além dos citados anteriormente, o uxi amarelo (Endopleura uchi) possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e é comumente utilizado na medicina tradicional para contribuir para a saúde cardiovascular. 

Além de contribuir para melhorar a hipertensão, a planta medicinal possui taninos, saponinas e cumarinas, especialmente a bergenina, diurética e estimulante imunológico.

Vale ressaltar também que, no , a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui uma cartilha de orientações sobre o uso de fitoterápicos e plantas medicinais. E vale lembrar que no aparecimento de qualquer sintoma um médico deve ser consultado.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES