Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Cafeicultor de Cacoal melhora qualidade do café canéfora Robusta Amazônia com reflorestamento de APP

Cafeicultor de Cacoal melhora qualidade do café canéfora Robusta Amazônia com reflorestamento de APP

Cafeicultor de Cacoal melhora qualidade do café canéfora Robusta Amazônia com reflorestamento de APP

Em 2022, o agricultor familiar Arildo Ferreira firmou uma parceria com a Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé) a fim de recuperar a beira do córrego que corre em sua propriedade. Com 40% de mata nativa preservada, ele conta que foi chamado de louco pelos vizinhos na época. Hoje, ao ver a mata ciliar se restabelecendo, ele e a família celebram mais um passo importante na melhoria da qualidade do café que produzem: a inauguração da própria torrefação instalada no sítio, a AF Café.

Para Arildo, o reflorestamento transformou a água do córrego numa água de qualidade própria para a irrigação do café que cultivam.

Segundo ele, mesmo que o projeto tenha finalizado, ele continuará cuidando e melhorando a área plantada. “Vocês já fizeram a principal mudança, a da minha mentalidade”, diz ele,  apontando para a cabeça.

Vista aérea da área de APP reflorestada, ao lado do cafezal, no Sítio N. S. Aparecida, Linha 6 km 45, Cacoal-RO. Foto: Divulgação/Ecoporé

A família foi uma das beneficiárias do projeto Águas do Pirara, realizado pela Ecoporé e patrocinado pelo Fundo de Restituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público de Rondônia e recebeu assistência técnica especializada, material de isolamento, sementes e mudas necessárias para fazer a recuperação da Área de Proteção Permanente, que somam 4,92 hectares na propriedade.

O impacto da ação vai além do ambiental. Segundo Arildo, o retorno também é financeiro, uma vez que o reflorestamento próximo ao rio é uma alternativa ao seguro contra a seca, fornecendo água para suas atividades produtivas. Assim, o cafeicultor quer fazer da propriedade um modelo, na esperança que se torne uma fonte de sustento para suas filhas, Sabrina e Milena, e para as novas gerações.

Arildo atribui o sucesso do AF Café, que ficou em nono lugar na Concafé, em 2021, e em segundo na Coffee of the Year, em 2023, justamente pela preocupação com a e o conhecimento. “Um café daqui sair para outro país, atravessar um continente, é porque tem conhecimento”, diz.

Café Robusta Amazônico. Foto: Armando Júnior

De acordo com Sheila Noele, presidente da Ecoporé, “o tijolinho” que a Ecoporé colocou no sonho do Seu Arildo é aquela área de restauração na beira do rio. Nós precisamos de água, de , e precisamos estar em harmonia com a natureza para continuar produzindo”. Ela e Paulo Bonavigo, coordenador do Programa Natureza e Comunidade da Ecoporé, estiveram presentes na inauguração da torrefação.

O projeto Águas do Pirarara da Ecoporé  (2022-2023)  beneficiou 32 agricultores em Cacoal, especialmente na micro-bacia do Rio Pirarara. Ao longo de sua execução, foram distribuídas 47.164 mudas e 22 pacotes com mix de sementes para os beneficiários, totalizando 33,62 hectares de áreas reflorestadas. O projeto tinha por objetivo evitar o comprometimento da captação e distribuição de água na região, garantindo a disponibilidade de recursos ecossistêmicos, sobretudo hídricos, os quais são fundamentais para a agricultura.

Com os resultados positivos, Arildo planeja outras parcerias com a Ecoporé, que comemorou 36 anos no último mês. Desta vez, envolvendo o reflorestamento em áreas de pastagem e o manejo sustentável do gado.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes